sexta-feira, 16 de abril de 2010

História dos Desbravadores:parte 1

O Surgimento Da Idéia

Após a organização do Departamento de Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia (l907) “foi dada atenção aos juvenis”20 através do Curso de Leitura de Menores (l908), das sociedades de Juvenis (l908) com lições bíblicas, Ano Bíblico Juvenil (l917) e o Manual dos Juvenis.

“Devia, porém, desenvolver-se ainda um campo de ação maior de atividades [específicas] para os menores. Depois de observar a Organização dos Escoteiros e de outra Sociedade... para meninas, os diretores organizaram clubes locais para trabalhos manuais e acampamentos.”

Em l919 Arthur W. Spalding, editor do Whathman Magazine, iniciou em seu lar (Madson, Tennessee – EUA) “um dos primeiros trabalhos diretamente relacionados com os juvenis – Os Escoteiros Missionários de Madson”, como foram chamados (referência ao Escotismo criado na Inglaterra 12 anos antes).

“A idéia começou com seu filho que acampou com alguns escoteiros. Arthur estudou a organização, formulou novas diretrizes compatíveis com os objetivos espirituais da Igreja e criou o seu clube...[que fazia] excursões de fim de semana, trabalhos manuais e seguimento de pista.”

Os “Escoteiros Missionários” ou “Missão dos Sentinelas”23 desenvolveram idéias fundamentais para o atual Clube de Desbravadores como seu voto, lei e lema (redigidos em 1921 por Spalding e Harriet Holt) base para os atuais. Após um ano eles “advogaram as idéias básicas para o funcionamento dos futuros clubes”.

Em 1922 a Associação Geral adotou os nomes de “Amigo”, “Companheiro”, “Camarada” e “Guia Camarada” para as classes J.A (inicialmente um programa para jovens). Depois vieram as Preliminares (l930), usadas hoje pelos Aventureiros; Pesquisador (1956), Pioneiro (1966) e Excursionista (1982).

Em 1925 houve o primeiro acampamento de Juvenis na Austrália. Um ano depois o Pr. Grover Fattic fez o mesmo nos EUA. “Ao lado do lago Town Line – Michigan, com muitas dificuldades ele conseguiu reunir 18 garotos que formaram o Clube Urso Polar e ficaram acampados por 10 dias.”

Em 1927 o Departamento de Jovens da Associação Geral projetou os “Méritos Vocacionais” (depois “Especialidades”). Após um ano C. Lester Bond, o Secretário, preparou as primeiras especialidades, publicadas num Manual com 16 ao todo (Fotografia, Avicultura, Lavanderia, Estrelas, Árvores, Radioamadorismo...). Com algumas alterações elas...“permanecem até hoje.”





A continuação da história dos desbravadores,estará no blog do Águias de Marçal na semana que vem!!!



Por:Coordenador Regional de Desbravadores
RIBAMAR DINIZ

Por 17ª REGIAO-Desbravando o Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário